sábado, 11 de abril de 2009

Vasco da Gama: Campeão do Troféu "tapa-sem-mão" de 1923


No ano de 1923 , o clube de Regatas Vasco da Gama chegaria pela primeira vez à divisão principal do campeonato Carioca.

Aquela equipe formada por jogadores negros,mestiços e pobres,causaria aquilo que os torcedores e dirigentes dos clubes ligados à elite da Capital poderia chamar de uma afronta aos bons costumes do esporte.

Lógicamente,já existiam atlétas de origens abastardas e ligadas ao setor fabril em equipes como Bangú,Andarahy e Villa Isabel,mas até aí,nada de mais. Só que o problema todo começou assim que o Vasco passou a encomodar dentro de campo. A cada partida que os "camisas pretas" iam conquistando, aumentava mais ainda a adimiração da população oprimida,residente dos bairros operários,no que resultou em um crescimento desenfreado de sua torcida.

Mas ao mesmo tempo que isso acontecia,aumentava mais ainda o sentimento de repúdio da elite da capital federal para com aquele time que "não estava à altura" dos clubes tradicionais,como eles próprios diziam. Jamais equipes com tais características desafiara a hegemonia dos jovens bem nascidos,bem nutridos,bem educados e acadêmicos. Jogadores de Fluminense,Flamengo,Botafogo e América.

A indignação dos quatro clubes mimados até então,fez com que surgissem acusações à liga metropolitana de que o Vasco utilizaria jogadores profissionais disfarçados.O que era proibido na época,segundo regulamento,mas mesmo assim,nada foi comprovado.

Aqueles jogadores pobres,alguns até vagabundos, no qual o Vasco havia garimpado os vendo jogando em terrenos baldios ou regiões de cortiços,tiveram seus nomes registrados nos estabelacimentos comerciais dos Portugueses,obviamente torcedores do time que estava em crescimento.E quando alguns membros dos quatro clubes,junto com funcionários do jornal correio da manhã, resolviam fazer vistorias nos estabelecimentos para averiguar se os jogadores do Vasco realmente trabalhavam,os gerentes diziam que nenhum deles se encontravam no momento,pois estavam resolvendo "serviços externos". Só que os jogadores,na realidade,estavam treinando a parte física,coisa inimaginável naquela época. Eles corriam da região onde se localiza hoje em dia o estádio do Maracanã até a Praça Sete de Setembro,em Vila Isabel. E após os treinamentos,os atlétas tinha direito a almoço de graça,alojamentos e premiação por cada vitória conquistada.

Era comum de se ver nas partidas do Vasco,melhor desempenho no segundo tempo do jogo, devido ao ótimo condicionamento físico dos atlétas.

Mas muito antes do Vasco da Gama,já eram comuns os casos de alguns clubes Cariocas que "por baixo dos panos"também bulavam o regulamento da competição, inscrevendo o atléta,no qual possuia interesse,num emprego qualquer somente para constar ocupação,mas que na verdade as grtificações não saiam desses empregos de fachada,mas sim do cofre do clube.

O caso mais emblemático que retratou perfeitamente a antipatia que o clube cruzmaltino causava em seus adversários,aconteceu no dia 8 de Julho de 1923. Numa partida entre Vasco e Flamengo realizada no estádio das Laranjeiras. Sendo que boa parte do público expectador eram torcedores de Fluminense,Botafogo e América,que se uniram para torcer a favor do Flamengo. Fato impossível de se acontecer hoje em dia. E com o témino da partida em 3 a 2 para o Flamengo e única derrota do Vasco na competição,as torcidas adversárias sairam do estádio e realizaram um verdadeiro carnaval fora de época,afim de festejar a vitória dos"filhos de boa família" sobre o time da "gentalha",chamados também por"negros,caixeiros e analfabetos".

A campanha do Vasco foi tão surpeendente,que naquele ano não houve realmente um time à altura que parasse aquela equipe que na minha opnião,aprontou uma das coisas que mais me admira, não só no mundo dos esportes mas também em outras situações da vida,e tão raras de acontecer : A vitória dos mais "fracos".

E para eles,acredito que uma espécie de revide sutil contra os preconceitos da época.

As persseguições contra o Vasco ainda continuaram por mais alguns anos. Problemas como o racismo,talvez o mais comum de todos,a caça aos jogadores acusados mentirosamente como analfabetos e o anti-luzitanismo,foram alguns desses preconceitos que aquele time sofrido teve que carregar consigo em boa parte de seu processo de engrandecimento.

No ano de 1924, surgiram duas ligas diferentes para a disputa da primeira divisão. Um era pela AMEA*,onde continuaram os tradicionais clubes,inclusive Botafogo que havia terminado em último lugar em 1923,e o outro módulo pela LMDT*,considerado uma liga de times de menor expressão,e para esta,o Vasco"não sei por quê" foi um dos selecionados.
Mas mesmo assim,ele não fez por menos,venceu todos os jogos desta competição e voltou a disputar o campeonato de 1925 contra os "protegidos da federeção Carioca".
Deixo bem claro e sinceramente,que nunca fui um admirador do Vasco da Gama,mas sua trajetória no início dos tempos eu tenho que admitir: É de se tirar o chapéu!

Eis abaixo,a campanha completa do time da colina no Carioca de 1923:

15/Apr - Vasco 1-1 Andarahy (Rua General Severiano)

22/Apr - Botafogo 1-3 Vasco (Rua General Severiano)

29/Apr - Flamengo 1-3 Vasco (Rua Paysandu)

13/May - América 0-1 Vasco (Rua Campos Salles)

20/May - Vasco 1-0 Fluminense (Laranjeiras)

03/Jun - Vasco 3-2 Bangu (Laranjeiras)

10/Jun - São Cristóvão 2-3 Vasco (Rua Figueira de Mello)

24/Jun - Andarahy 1-3 Vasco (Rua Pref. Serzedello Corrêa)

01/Jul - Vasco 3-2 Botafogo (Laranjeiras)

08/Jul - Vasco 2-3 Flamengo (Laranjeiras)

22/Jul - Vasco 2-1 América (Laranjeiras)

29/Jul - Fluminense 1-2 Vasco (Laranjeiras)

12/Aug - Vasco 3-2 São Cristóvão (Rua General Severiano)

19/Aug - Bangu 2-2 Vasco (Rua Ferrer)


................................Pts....J.....V.....E.....D....Gp......Gc......Sg

1. Vasco..................25...14....12.....1......1....32......19.......13

2. Flamengo...........19...14.....8......3......3....39......23......16

3. São Cristóvão....17...14.....8......1......5.....34......23......11

4. Fluminense.......14...14.....5......4......5.....33......26.......7

5. América.............13...14.....5......3......6.....2o......25.....-5

6. Andarahy..........10...14.....3......4......7.....20......29.....-9

6. Bangu.................10...14....3......4......7.....28......43....-15

8. Botafogo..............4....14....2......0....12.....21......39....-18

LMDT*-Liga Metropolitana de Desportos Terrestres
AMEA*-Associação Metropolitana de Esportes Athléticos

Um comentário:

  1. A ausência do Vasco da Gama na AMEA deve-se ao fato dele não ter acatado a imposição dos fundadores da recém fundada associação. Eles exigiam que o Vasco excluisse de seus quadros aqueles jogadores de honestidade duvidosa (pobres e negros), mas como o Vasco arrecadou muito mais renda com o público de seus jogos na liga mais fraca do que os clubes da liga mais forte em 1924, acabou sendo convidado, mesmo com os negros e pobres, a ingressar na AMEA em 1925.

    ResponderExcluir