quinta-feira, 9 de abril de 2009

Templos perdidos no tempo


Você sabia,que existem diversos logradouros espalhados pela Cidade do Rio de Janeiro cujo seu espaço físico a alguns anos atrás já foram palcos de partidas oficiais do campeonato Carioca?
Alguns ainda existem,porém bastante modificados,enquanto em outros não sobraram nem resquícios como lembrança.
Eis alguns exemplos que conheço,pelo menos até agora,de terrenos hoje ocupados que outrora já foram os primeiros templos do futebol da cidade e que por sinal já pisaram vários teams dos grandes clubes Cariocas:

-Tijuca Tênis Clube: Onde hoje funciona um dos mais conhecidos clubes do Rio de Janeiro,alí era antes o Campo do S.C.Mangueira (cansado de surras). Nele também já compareceram alguns desses grandes clubes da cidade. Local este , situado na Rua Desembargador Izidro,na Tijuca.

-Quadra do GRES Acadêmicos do Salgueiro: Todos os espaços onde hoje em dia funcionam as dependências desta famosa escola de samba,e mais o estacionamento que dá esquina para a Rua Maxwell, já fizeram parte do estádio do Confiança.A.C. Clube fundado por operários da fábrica Confiança, onde hoje funciona o supermercado Extra, antes chamado também de Boulevard. O Confiança também já participou de alguns poucos jogos da primeira divisão Carioca. O local onde tinha o estádio fica na Rua Silva Telles,na Tijuca.
Um jogo marcante:
21/May/1933 - Confiança 2-2 Botafogo

-Shopping Iguatemi: Todos sabem que antes dele,funcionava ali o antigo estádio do América Football Club. Mas muito antes dele,desde a dácada de 1910,o Andarahy.A.C já mandava seus jogos e assim foi por muitos anos. Na época era o conhecido estádio da Rua Prefeito Serzedello Corrêa,hoje em dia,Rua Barão de São Francisco do bairro Andaraí.
Algumas das surpreendentes partidas conquistadas no estádio:
06/Aug/1916 - Andarahy 2-1 Fluminense
26/May/1929 -Andarahy 4-1 Flamengo
09/Nov/1930 -Andarahy 3-2 Flamengo
26/Jun/1932 - Andarahy 2-1 Fluminense

-Cobal de Botafogo: Onde hoje em dia funciona um conhecido e badalado centro gastronômico,a anos atrás existia alí um dos estádios mais importantes no início da década de 1910. O estádio da Rua Voluntários da Pátria. O primeiro estádio do Botafogo.F.C (o atual Botafogo) e foi lá onde aconteceu a trágica goleada de 24 a 0, no qual já publiquei este acontecimento,na integra, a alguns posts abaixo.
Alguns jogos também registrados:
28/Jun/1908 - Botafogo 0-2 América
30/May/1909 - Botafogo 24-0 Mangueira
25/Sep/1910 - Botafogo 6-1 Fluminense

-Campo de São Cristóvão: Foi no campo de futebol desta praça pública, que o único time do mundo a utilizar só uma cor no uniforme,o São Cristóvão Athletic Club (Campeão de 1926) deu seus primeiros ponta-pés em partidas válidas pelo campeonato Carioca. Mas na mesma década de 1910,já havia se mudado para a Rua Figueira de Melo,onde até hoje se encontra sua sede anexa ao seu modesto mas simpático estádio,conhecido como Figueirinha.
Dois dos jogos mais importantes que o Campo de São Cristóvão já presenciou foram:
27/Jul/1913 - São Cristóvão 2-2 Fluminense
28/Sep/1913 - São Cristóvão 0-2 Flamengo

-Antigo jardim zoológico de Vila Isabel: Outro palco do futebol também inimaginável. O Villa Isabel F.C mandou ali seus jogos nas três divisões do campeonato por onde ele passou,e clubes grandes também já cumpriram seus jogos contra o Villa nas imediações do hoje triste e abandonado jardim zoológico. E não é que o Alvi-negro do bairro de Noel também já aprontou pra cima de alguns dos grandes por aquelas bandas...
21/Jul/1918 - Villa Isabel 3-3 Flamengo
15/Aug/1918 - Villa Isabel 1-0 Fluminense
31/oct/1920 - Villa Isabel 3-0 Fluminense
23/Apr/1922 – Villa Isabel 1-0 Vasco
Se bem que nesse ano,o Vasco ainda estava em fase de crescimento,e por se tratar de um time inferior,considerado assim pelos times da elite Carioca,ainda não havia disputado nehum jogo neste grupo seleto da primeira divisão. Mas mesmo assim,está valendo uma pequena e respeitosa provocação: Dá-lhe Villa Isabel !!!
(*) O Villa Isabel Football Club,este citado acima,nada tem a ver(nem nunca houve) com a Associação Atlética Vila Isabel,clube da Rua Boulevard 28 de Setembro.

2 comentários:

  1. Tahí, sempre pensei que o campo do antigo jardim zoológico fosse do A.A. Vila Isabel, quando este ainda tinha futebol. Aliás, a sede do A.A.V.I. fica relativamente perto do velho zoo, por isso o meu achismo!

    Parabéns pela postagem, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  2. Em verdade o antigo estádio do botafogo Futebol Clube não estava localiado na Cobal do Humaitá, e sim nas Ruas General Dionísio e Desembargador Burle. Na Cobal do Humaitá existia a garagem de ônibus da antiga Light pelos idos de 1908 a 1913...

    ResponderExcluir