quarta-feira, 8 de abril de 2009

S.C Mangueira - Cansado de surras



A maior goleada em jogos oficiais da história do futebol Brasileiro,foi no dia 30 de maio de 1909,num match disputado pelo Campeonato Carioca,quando o Botafogo sem dó nem piedade,sapecou o Sport Club Mangueira por 24 a 0. Só no primeiro tempo,o Botafogo já vencia por 9 a 0.E olha que antigamente eram só dois tempos de 40 minutos.

Existem duas versões sobre o surgimento do Mangueira. Alguns historiadores dizem que ele foi fundado por duas famílias de classe média,do bairro da tijuca,dando esse nome ao clube devido a grande quantidade de ávores mangueiras no local. E o time era tão modesto que nem campo para treinar ele tinha. E a segunda versão é que ele foi fundado pela iniciativa de operários da fábrica chapéus Mangueira ,no mesmo bairro,e que ele possuia sim um campo de futebol.Na Rua Desembargador Izidro,exatamente onde hoje em dia está situada a sede do Tijuca Tênis Clube.

O Mangueira de 1909 a 1924,segundo consta seus registros,conquistou em 118 jogos disputados,apenas 14 vitórias,com 8 empates e 96 derrotas,no que obviamente supõe-se que nenhum título foi conquistado em seus anos de existência.E sua sala de troféus no clube,vazia até o útimo dia.

Apesar desse massacre,o Rubro-negro Tijucano ficou também marcado na história por derrotas terríveis como essas:

1912

Paissandu.....12 x 0 e 11 x 1

Flamengo.....16 x 2 e 14 x 0

1913

Fluminense.....11 x 0 e 10 x 2

1919

Flamengo.....8 x 0

São Cristóvão.....11 x 1

1920

Bangú.....7 x 3 e 5 x 0

Botafogo.....8 x 1 e 6 x 0

Consciente de sua inferioridade no futebol,com o passar dos anos,o Mangueira se refugiou na brutalidade e na violência. No campeonato de 1917, o jornal “Correio da Manhã”, censurava:

“o jogo excessivamente desleal do Mangueira"..." A indisciplina de seus jogadores fez o torcedor esquecer que estava em um campo de futebol."... "Nas quatro linhas do gramado,havia uma verdadeira caçada a seus adversários”. Eis os fatos anotados em súmulas que revelam sua vergonhosa saga em campeonatos depois do fatídico 24 a 0 em 30 de Maio de 1909:

-Botafogo 0-WO Mangueira- Data:12/09/1909

Obs: O Botafogo venceu por WO,pelo não comparecimento do Sport Club Mangueira.Considera-se o Botafogo vencedor por 2 a 0 (placar simbólico, segundo aMetropolitana). O S. C. Mangueira desistiu do campeonato enviando ofício a Liga Metropolitana.(Mas o engraçado,é que continuou o campeonato jogando contra os outros clubes)

-Bangu 5 x 0 Mangueira- Data:16/08/1914

Obs: Este jogo começou a ser disputado no dia 7 de junho de 1914, na Rua Ferrer. O Mangueira vencia por 1 a 0 e o Bangu empatou aos 26 minutos do 1º tempo. Os jogadores mangueirenses revoltados com o gol de empate abandonaram o campo, acusando os torcedores banguenses de prejudicarem o andamento da partida, o que foi confirmado pelo juiz Carlos Lebre. A Liga, sem saber se dava os pontos ao Mangueira ou ao Bangu, resolveu marcar outro jogo em campo neutro no dia 16 de agosto. Neste dia, o Bangu vencia por 5 a 0, quando os mangueirenses, novamente, saíram de campo, revoltados com a marcação de um pênalti. O resultado foi mantido. Por isso, nos arquivos do Bangu A.C., o placar da partida é encontrado também como 6 a 0.

-Mangueira 2 x 2 Bangu- Data:04/10/1914

Obs: Jogo também suspenso no meio por confusão provocada pelos jogadores do Mangueira.

Antes do Mangueira sair praticamente à francesa do cenário futebolístico,e pela porta dos fundos,ele resistiu tortuosamente até mais ou menos ínicio da década de 1920. Até desaparecer de vez.

Lembrando que o Sport Club Mangueira,não possui nenhuma ligação com a escola de Samba Estação primeira de Mangueira.Quando a vitóriosa escola de samba surgiu,o Mangueira já havia sido "enterrado" a muito tempo.

Um comentário:

  1. rapaz, sempre tive curiosidade pra saber se o Mangueira era verde e rosa mesmo, ehhehe. Mas tahí uma ironia, a escola de samba tem essas cores porque Cartola era Fluminense. Deve ter ódio da Mangueira rubro-negra!

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir