sábado, 11 de abril de 2009

Mais um que assustava os "grandes"




Fundado em 3 de Novembro de 1912. O Engenho de Dentro Athlético Club (antes,Football Club) recebeu o apelido de"Fantasma Azul"entre as décadas de 20 e 30,por conta de seu uniforme azul e branco,e pelas surpreendentes vitórias contra seus adversários.
Disputou a primeira divisão pela AMEA(módulo mais prestigiado) nos anos de 1924,1933 e 1934 e entre 1925 a 1927 pelo "esquecido" campeonato promovido pela LMDT.
Observando todo seu retrospécto em campeonatos,talvez pudessemos supor que se o Fantasma ainda estivesse vivo,teria tudo para se tornar um grande time,quem sabe...ou pelo menos aquilo que um dia chegou a ser: Um time modesto,mas que sempre encomoda os grandes.
Um dos feitos mais marcantes que o Engenho de Dentro conseguiu e que lhe renderam o codinome,foram as vitórias de 4 a 2 e 3 a 0 sobre o já renomado Botafogo,nos anos de 1933 e 1934,respectivamente. Sendo que,ainda conta um "pequeno-grande detalhe": O Botafogo foi o campeão nestes dois anos.
No ano de 1934,o Engenho de Dentro durante a competição acabou perdendo o seu estádio na antiga Rua Engenho de Dentro, atual Adolfo Bergamini,num local onde hoje funciona a Escola Municipal Rio Grande do Sul. Foi no dia 31 de Maio,exatamente após a rodada em que havia ganho de 3 a 0 do glorioso da zona sul,que o Engenho de Dentro manda uma carta à AMEA pedindo para ingressar na subliga da outra entidade,em decorrência da tal perda.

Pois naquela época,quem não tinha estádio próprio não disputava a primeira divisão.
Em 7 de setembro de 1946,foi inaugurado o seu segundo estádio,na Rua Henrique Scheid(perto da antiga Av.Suburbana) e este permanece lá até os dias de hoje,mas como campo de pelada. Um dos únicos estádios da época dos campeonatos do departamento autônomo que ainda sobrevivem. E o mais interessante,é que talvez muitos moradores ao seu redor nem saibam que o jogo comemorativo para a inauguração deste estádio foi uma partida em que o Vasco venceu o Flamengo por 4 a 2,em confronto de equipe mistas.
O engenho de Dentro também teve seus momentos de glória conquistando os seguintes títulos:
- Campeão Carioca pela LMDT (torneio não-oficial) - 1925
- Campeão Carioca da 2ª divisão da LMDT - 1935
- Campeão Carioca da 2ª divisão da AMEA - 1932
- Vencedor do Torneio Início da Série C da LMDT (Disputando o título máximo contra Vasco e Bonsucesso/Campeões das séries A e B) - 1924
No qual perdeu por 5 a 0 para o Vasco e conseguiu um suposto 3º Lugar
- Campeão Carioca pela FAS (Federação Atlética Suburbana) - 1937 e 1939
- Campeão Carioca pelo Departamento Autônomo (Primeiro Campeão do D.A) - 1949
- Tri-campeão da Liga Suburbana- 1916/17/18
Um dos seus momentos que também ficaram guardados na sua história,foi no dia 30 de setembro de 1950. Duas semanas depois do Brasil ter perdido a final para o Uruguai. O fantasma azul foi convidado a participar do torneio início do primeiro campeonato Carioca a ser realizado no Maracanã. Mas foi eliminado pelo Olaria por 1 a 0.
Cada vez mais distante do seu passado de consideráveis glórias, o clube existe até hoje modestamente, com apenas um ginásio na Rua Monsenhor Jerônimo 135, no mesmo bairro. Lá, um guardião toma conta de seus arquivos, troféus e livros com recortes de jornal que recuperam a história do clube. A única morada que abriga o espírito dos Fantasmas Azuis. Que um dia, já assustaram os grandes times do Rio pelos gramados da vida.

2 comentários:

  1. sempre passo em frente desse ginásio do Engenho. Na verdade, é um retrato do legítimo futebol carioca, que sempre teve em cada bairro, um representante.

    Claro, hoje não há espaço para tantos times, mas a história deveria ser preservada.

    ResponderExcluir
  2. Saudações!
    Belo blog. É uma fonte de pesquisa bem interessante.
    Apenas para avisar que, no ano do centenario, está havendo um trabalho para não deixar o clube sumir.
    Claro que não há planos para voltar a disputar campeonatos, mas o trabalho socila está acontecendo. Inclusive estou contribuindo para isso. Em breve, mais novidades.

    ResponderExcluir