quinta-feira, 2 de abril de 2009

Futebol ERA pra homem


Assistindo outro dia uma reportagem especial com o mestre Rivelino,no sportv,uma frase que ele disse me chamou mais uma vez a atenção sobre um assunto muito discutido hoje em dia pelos amantes do futebol,principalmente os mais antigos. Ele disse: Os jogadores de antigamente eram mais machos!
E eu,particularmente,concordo com ele.
Assistindo a alguns videos de memoráveis jogos dos anos 70,e começo dos 80,podemos observar que num lance de falta em que o jogador ia ao chão,os médicos ou massagistas dos clubes quase não eram acionados durante as partidas. Na maioria das vezes,o jogador rapidamente se levantava(se a contusão não fosse grave,é lógico) e continuava a jogar. Até em jogos de decisão de título com placar de 2 a 0 para o time adversário,aos 45 do segundo tempo. O objetivo e a garra superava a dor.
Lembro de alguns poucos,mas verdadeiros guerreiros nos anos 90. Um deles seria Sávio "O ensaboado". Grande revelação do Flamengo,que os adversários em todos os jogos (todos!),"desciam a mamona" naquele garoto franzino mas extremamente difícil do zagueiro segurar. Mesmo sendo caçado o jogo inteiro,o cara nunca desistia de partir com tudo pra cima de seus carrascos(ex:Valber e Ricardo Rocha) e com dribles abusados.
Lances também de determinação como num jogo da seleção Brasileira,que não me lembro o ano,mas em que o assustador Amaral(Aquele d`um olho caido e o outro normal) chorava de dor dentro de campo,mas mesmo assim deu o resto de suas energias pela classificação do seu país à próxima fase. O globo esporte fez até uma matéria sobre sua garra,no dia seguinte que até eu me emocionei.
Situações também daqueles chamados por muitos jogadores como "o jogo da vida".Finais de Brasileiros,Libertadores,e outros parecidos. Um jogo bastante notável que tive a oportunidade de assistir(em fita VHS,é claro) ,foi a final do Brasileiro de 1980. Flamengo e Atlético MG. Sensacional!
O Flamengo fez 2 a 0 e o Reinaldo do Atlético,machucado e mancando,conseguiu marcar 2 gols,até ele ser expulso e o Flamengo fechar a partida em 3 a 2. Por isso ele é chamado de Rei até hoje pela torcida do galo.
Mas falando dos tempos de hoje,é comum assistirmos uma partida daquelas em nós ficamos com sono,de tanta falta que o árbitro marca em menos de 10 minutos,algumas desnecesárias de serem marcadas,e pela lerdeza em que a maca-móvel demora a sair do campo. As vezes o jogador por malandragem,valoriza um lance de falta para esfriar o jogo.Resultado: Técnicos e árbitos são coniventes com essas viadagens futebolísticas e não têm noção do quanto isso é destrutivo para o esporte.
No mundo dos boleiros amadores,aqueles que jogam suas peladas em seus clubes,condomínios ou espaços adaptados para a prática do mais querido dos esportes,a tal viadagem talvez seja mais predominante ainda. Como por exemplo,aqueles garotos mimados de condomínio,em que qualquer toque de bico de chuteira em seu calcanhar já é motivo para que ele se jogue no chão e fique se contorcendo de dor igual a uma adolescente com cólicas menstruais.Isso quando ele não fala que vai parar de jogar e acaba estragando a pelada(pois fica faltando um). Mas aí nessas horas eu me pergunto: Será que hoje em dia o futebol está realmente mais violento,ou se trata apenas de culturas regionais diferentes? Pois nas peladas de comunidades carentes (algumas já até joguei,e sou testemunha) é difícil de se ver um jogo parar por falta. Porque o próprio jogador que recebeu a chegada do marcador,sabe discernir quando realmente é falta e quando não é. Mas em todo caso,o fato é que não se vê um homem,adulto,de mais ou menos 30 a 40 anos reclamando de falta igual a um garoto de até vinte e poucos anos.Realmente,até as mulheres que jogam futebol hoje em dia,são mais "homens" do que muitos homens por aí.
Pasmem: Eu já joguei uma pelada,em que também havia mulher, e um dos homens chegou a reclamar que uma das meninas havia chegado nele"com muita violência".
É...Certamente,elas tem razão. Os homens de hoje não são como os de antigamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário