sexta-feira, 3 de abril de 2009

No tempo que Dondon jogava no Andaraí



"No tempo que Dondon jogava no Andaraí
Nossa vida era mais simples de viver..."

Música de autoria de Nei Lopes,interpretada por Zeca pagodinho e depois Dudu Nobre,que ficou conhecida no Brasil inteiro através da novéla América,exibida pela rede Globo em 2004,cujo o núcleo pobre da trama se passava no bairro do Andaraí,na cidade do Rio de Janeiro. Mas o que muita gente não sabe,é que o tal Dondon que jogava no Andaraí,conforme canta a música,realmente existiu e participou do charmoso campeonato carioca de futebol na década de 1930.

O Andarahy Athletico Club,fundado em 1909, conquistou ao longo de sua história os seguintes títulos:

- Vice-Campeão Carioca de 1934 (Perdendo de 2 a 1 para o Botafogo)

Muito provavelmente Dondon estava neste jogo do vice campeonato.

- Campeão Carioca da segunda divisão em 1915 e 1925

- Campeão do torneio início(LMTD) em 1924

- Campeão Carioca de Juniors em 1928


Participou da primeira divisão de futebol nos anos:

1916 a 1923,1925 e de 1927 a 1937.


Dondon foi um dos últimos atlétas do simpático time Alvi-verde,jogando de 1932 a 1938.

O departamento de futebol do clube,resistiu contra o profissionalismo até a década de 1950,praticando o futebol apenas como esporte amador nos campeonatos do departamanto autônomo de futebol do Rio de Janeiro. E mais tarde,em 1962, o campo deixou de ser propriedade do Andarahy e passou a ser do America Football Club.

A extinção total do clube,foi no início dos anos 70,até então funcionando somente a sua sede social,na Rua 28 de setembro,bairro de Vila Isabel.

Em meados dos anos 90,o glorioso estádio da Rua Barão de São Francisco,foi demolido para a construção do pavoroso shopping Iguatemi. Cuja sua arquitetura(se é que pode se chamar assim),nada tem a ver com a realidade do entorno físico local.Mas isso já é outro papo...E Mais um templo do futebol que se perde no tempo para dar espaço ao"progresso" urbano.

O Andarahy tem sim,muitas glórias e muitas estórias mais espalhadas por aí.

Salve o Andara !!!


O Esporte espetacular fez uma matéria sensacional sobre o imortal Dondon,vale a pena prestigiar o vídeo...CLIQUE NO LINK ABAIXO







3 comentários:

  1. Um registro importante sobre o AC Andaraí:

    Em 1969 o Andaraí disputou pela última vez o campeonato do Departamento Autônomo do Rio de Janeiro, nas categorias Juvenil, Aspirantes e Amador (equipe principal). O Andaraí foi campeão na categoria "Aspirantes", esse foi o último título na história do Andaraí. - Duas equipes se juntaram ao Andaraí, o E.C Brasília da Rua Silva Teles/Tijuca, que levou as equipes de Aspirantes e Juvenil e o Clube Auto Solar, pertencente à revendedora de Pneus Auto Solar. Faço este registro porque eu fiz parte da equipe Juvenil do Andaraí, nesse que foi o último ano que o clube disputou um campeonato oficial no Rio de Janeiro. No Aspirantes o Andaraí foi campeão invicto. Favor fazer o registro no site. Todos os anos, em dezembro, a turma do EC Brasilia se reúne para confraternizar e o Andará é sempre lembrado como a última aventura futebolística de todos. - Eu tenho fotos que reúnem todos os ex-atletas que representaram o Andaraí na última competição da sua história. Posso disponibilizá-las para este site.

    Hygino Vieira
    hygino2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. A música na verdade tocou na novela CELEBRIDADE, que se passava no Andaraí. A novela AMÉRICA se passava em Vila Isabel, você confundiu os vizinhos rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Don-don marido de Santinha, a primogênita da família Ribeiro. Santinha trabalhou na fábrica de tecidos Confiança e depois na fábrica Souza Cruz. Don-don era um bon-vivant, adorava carnaval e futebol. O casal morava na Rua Dona Maria, localizada na antiga Aldeia Campista, hoje bairro do Maracanã. Lá na casa dos Ribeiro, aconteciam vários encontros e festas, regados à cerveja e samba. Várias composições foram realizadas lá ou inspiradas naqueles encontros. Os compositores Dauro do Salgueiro, irmão de Santinha, Luiz Cláudio, o Barbicha da Ilha e Nei Lopes são alguns dos frequentadores e familiares da casa de Don-don.

    ResponderExcluir