
Nossa vida era mais simples de viver..."
Música de autoria de Nei Lopes,interpretada por Zeca pagodinho e depois Dudu Nobre,que ficou conhecida no Brasil inteiro através da novéla América,exibida pela rede Globo em 2004,cujo o núcleo pobre da trama se passava no bairro do Andaraí,na cidade do Rio de Janeiro. Mas o que muita gente não sabe,é que o tal Dondon que jogava no Andaraí,conforme canta a música,realmente existiu e participou do charmoso campeonato carioca de futebol na década de 1930.
O Andarahy Athletico Club,fundado em 1909, conquistou ao longo de sua história os seguintes títulos:
- Vice-Campeão Carioca de 1934 (Perdendo de 2 a 1 para o Botafogo)
Muito provavelmente Dondon estava neste jogo do vice campeonato.
- Campeão Carioca da segunda divisão em 1915 e 1925
- Campeão do torneio início(LMTD) em 1924
- Campeão Carioca de Juniors em 1928
Participou da primeira divisão de futebol nos anos:
1916 a 1923,1925 e de 1927 a 1937.
Dondon foi um dos últimos atlétas do simpático time Alvi-verde,jogando de 1932 a 1938.
O departamento de futebol do clube,resistiu contra o profissionalismo até a década de 1950,praticando o futebol apenas como esporte amador nos campeonatos do departamanto autônomo de futebol do Rio de Janeiro. E mais tarde,em 1962, o campo deixou de ser propriedade do Andarahy e passou a ser do America Football Club.
A extinção total do clube,foi no início dos anos 70,até então funcionando somente a sua sede social,na Rua 28 de setembro,bairro de Vila Isabel.
Em meados dos anos 90,o glorioso estádio da Rua Barão de São Francisco,foi demolido para a construção do pavoroso shopping Iguatemi. Cuja sua arquitetura(se é que pode se chamar assim),nada tem a ver com a realidade do entorno físico local.Mas isso já é outro papo...E Mais um templo do futebol que se perde no tempo para dar espaço ao"progresso" urbano.
O Andarahy tem sim,muitas glórias e muitas estórias mais espalhadas por aí.
Salve o Andara !!!
O Esporte espetacular fez uma matéria sensacional sobre o imortal Dondon,vale a pena prestigiar o vídeo...CLIQUE NO LINK ABAIXO

Um registro importante sobre o AC Andaraí:
ResponderExcluirEm 1969 o Andaraí disputou pela última vez o campeonato do Departamento Autônomo do Rio de Janeiro, nas categorias Juvenil, Aspirantes e Amador (equipe principal). O Andaraí foi campeão na categoria "Aspirantes", esse foi o último título na história do Andaraí. - Duas equipes se juntaram ao Andaraí, o E.C Brasília da Rua Silva Teles/Tijuca, que levou as equipes de Aspirantes e Juvenil e o Clube Auto Solar, pertencente à revendedora de Pneus Auto Solar. Faço este registro porque eu fiz parte da equipe Juvenil do Andaraí, nesse que foi o último ano que o clube disputou um campeonato oficial no Rio de Janeiro. No Aspirantes o Andaraí foi campeão invicto. Favor fazer o registro no site. Todos os anos, em dezembro, a turma do EC Brasilia se reúne para confraternizar e o Andará é sempre lembrado como a última aventura futebolística de todos. - Eu tenho fotos que reúnem todos os ex-atletas que representaram o Andaraí na última competição da sua história. Posso disponibilizá-las para este site.
Hygino Vieira
hygino2011@hotmail.com
A música na verdade tocou na novela CELEBRIDADE, que se passava no Andaraí. A novela AMÉRICA se passava em Vila Isabel, você confundiu os vizinhos rsrsrsrs
ResponderExcluirDon-don marido de Santinha, a primogênita da família Ribeiro. Santinha trabalhou na fábrica de tecidos Confiança e depois na fábrica Souza Cruz. Don-don era um bon-vivant, adorava carnaval e futebol. O casal morava na Rua Dona Maria, localizada na antiga Aldeia Campista, hoje bairro do Maracanã. Lá na casa dos Ribeiro, aconteciam vários encontros e festas, regados à cerveja e samba. Várias composições foram realizadas lá ou inspiradas naqueles encontros. Os compositores Dauro do Salgueiro, irmão de Santinha, Luiz Cláudio, o Barbicha da Ilha e Nei Lopes são alguns dos frequentadores e familiares da casa de Don-don.
ResponderExcluir