sábado, 2 de maio de 2009

Simpatia rara de São Paulo


Sem fazer nenhuma analogia aos nossos vizinhos !

Estou falando do Clube Atlético Juventus, do bairro da Mooca, zona norte de São Paulo, fundado por trabalhadores originais de famílias Italianas em 1924.
Na minha opnião, este é o time de futebol mais simpático da terra da garoa.
Mas por que só ele?

Particularmente, gosto muito do seu uniforme. A camisa possui uma cor diferenciada, única, e com um escudo simples mas de muita personalidade.
Além do seu codinome ser super original: O Moleque Travesso!
Nome este,dado pelo fato de também já ter aprontado muito pra cima dos grandes da capital, com vitórias surpreendentes em boas épocas do futebol que não voltam mais.

Outros aspéctos relevantes também me fazem ter por ele , grande simpatia. O quanto ele é parecido com os primos pobres Cariocas.
Time de suburbio,da zona norte da capital,seu estádio também leva o nome da rua onde se localiza(Rua Javari),um dos fatores que mais influenciam o charme do futebol bairrista de qualquer clube Brasileiro,ao meu modo de ver. Ao observar a imagem acima, o entorno do estádio faz lembrar os tradicionais alçapões Cariocas em dias de jogos, com sua pouca mas apaixonada torcida nos seus arredores,em uma bela tarde ensolarada de Domingo.

Só que além de todo esse lado pitoresco, o Juventus também tem outra coisa muito em comum: A dificuldade financeira.
Este, é mais um clube que sobrevive bravamente nos dias de hoje sem grandes investimentos. Assim como seus primos menores do Rio de Janeiro, ele sente o quanto é árdua a perda da sua hegemonia perante os numerosos clubes de empresários que surgem desenfreadamente a cada década que passa em todo o estado Paulista.

O clube por onde já passou grandes nomes como Viola,Vampeta,Luizão,o zagueiro Alex(do Santos),Alex Alves e o Luso-Brasileiro Deco, possui como sua maior conquista o título de campeão Brasileiro da série B, no ano de 1983. Mas hoje amarga a difícil e competitiva segunda divisão Paulista,de clubes muito bem estruturados e jogadores de bom nível técnico. Na esperança de que um dia ele volte a disputar dignamente uma competição junto aos grandes clubes,com bons jogadores,e que seus dias voltem a ser tão felizes como foram em outras épocas. Ao time grená Paulista, eu também saúdo minhas sinceras admirações por sua luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário