domingo, 10 de maio de 2009

Mais um sobrevivente: O desconhecido estádio Florêncio.


A inauguração do estádio Florêncio aconteceu em 20 de janeiro de 1938, na Rua Antunes Garcia, no Florêncio - hoje chamado de bairro do Sampaio, transversal à Avenida Marechal Rondon - em homenagem à família que era dona de uma grande área da região.

O estádio seria a casa onde o Sampaio Athletic Club, outro modesto time da zona norte do Rio, mandaria seus jogos.

Talvez, por conta dos times de menor expressão do Rio de Janeiro terem resistido e não se enquadrado ao profissionalismo, teria sido este o principal motivo do Sampaio e seu moderno estádio não terem deixado estória pra contar nas divisões mais prestigiadas do campeonato Carioca. Já que o final da década de 1930 foram também os últimos anos de alguns do chamados clubes extintos, como o Andarahy,Carioca e SC Brasil na principal divisão. E esta, o Sampaio nunca chegou a disputar um só jogo,mesmo tendo um ótimo estádio.

Destes clubes menores que foram praticamente rejeitados pela federação,já comandada pelos aristocráticos"queridinhos da zona sul", passariam então a disputar os campeonatos do departamento autônomo ( liga amadora e de menores recursos),nos anos seguintes. Sendo Andarahy e o próprio Sampaio um deles. Até suas extinções em algum dia.

Sobre o estádio do Florêncio,que ainda existe,o JORNAL DOS SPORTS publicou duas matérias: Em 17 e 20 de janeiro de 1938, comentando sobre a inauguração. Em um dos trechos dizia: “Construindo luxuoso Stadium para gozo da população local”. O local contava ainda com quadras de tênis, basquete, voleibol, entre outros.

Após muitos anos abandonado e servindo apenas como campo de pelada da molecada da favela da Matriz, o estádio foi apropriado pela SUDERJ,recebendo o nome de Vila Olimpica do Sampaio. Lá, hoje em dia,são realizados serviços sociais destinados aos moradores próximos. A Vila Olímpica,além da prática de esportes, também oferece atendimentos ligados a área da saúde e algumas outras atividades culturais.

E que ele continue sendo útil por muitos anos ainda.


Fonte de parte do texto: Coluna do Sergio Mello - Jornal dos Sports On Line

Um comentário:

  1. Em novembro de 1942 houve 1 partida amistosa nesse estádio: Sampaio AC 1x3 CR Vasco da Gama.

    ResponderExcluir